O contribuinte que utilizar declaração pré-preenchida para o Imposto de Renda 2025 e optar pelo recebimento da restituição via Pix terá maior prioridade nos lotes de pagamento. Essa é uma das novidades anunciadas pela Receita Federal neste ano.
O prazo para enviar a declaração do IR 2025 começa na próxima segunda-feira, 17 de março, mas a declaração pré-preenchida só estará disponível a partir de 1º de abril.
A Receita estima que 57% das declarações de 2025 utilizem neste ano a opção pré-preenchida, contra 41% no ano passado. Nesta modalidade, a declaração já vem com as informações computadas pela Receita e basta o contribuinte corrigir o que for necessário e validar. Informações de rendimentos, deduções, bens, direitos, dívidas e ônus reais são importadas da declaração do ano anterior, do carnê-leão e das declarações de terceiros, como fontes pagadoras, imobiliárias ou serviços médicos, por exemplo.
Importante lembrar que para ter a declaração pré-preenchida o contribuinte precisa ter conta nível prata ou ouro no gov.br.
Nova regra de prioridade para receber a restituição
- Contribuintes Idosos com idade igual ou superior a 80 anos;
- Contribuintes Idosos com idade igual/superior a 60 anos, Deficientes e Portadores de Moléstia Grave;
- Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- Contribuintes que utilizaram a pré-preenchida e optaram por receber a restituição por PIX;
- Contribuintes que utilizaram a pré-preenchida ou optaram por receber a restituição por PIX;
- Demais Contribuintes.
Segundo a Receita, em todos os casos, o critério de desempate para receber primeiro a restituição será a data da entrega da declaração.
Fonte: Reprodução Bora Investir B3