. . Selic cai para 13,25% ao ano

O Comitê de Política Mentária (Copom) cortou em 0,5 pontos percentuais a taxa básica de juros, a Selic. O anúncio veio acompanhando das seguintes justificativas em relação ao cenário externo e interno:

“O ambiente externo mostra-se incerto, com alguma desinflação sendo observada na margem, mas em um ambiente marcado por núcleos de inflação ainda elevados e resiliência nos mercados de trabalho de diversos países. Os bancos centrais das principais economias permanecem determinados em promover a convergência das taxas de inflação para suas metas. Em relação ao cenário doméstico, o conjunto dos indicadores mais recentes de atividade econômica segue consistente com um cenário de desaceleração da economia nos próximos trimestres.”

O movimento de redução ocorre 12 meses depois do BC elevar a taxa pela última vez, mirando o combate a uma inflação persistente. Neste período, a inflação acumulada caiu 10,07% para 3,16%, abaixo do centro da meta, que é 3,25%. 

O Copom confirmou que deve manter o ciclo cortes.

“Em se confirmando o cenário esperado, os membros do Comitê, unanimemente, anteveem redução de mesma magnitude nas próximas reuniões e avaliam que esse é o ritmo apropriado para manter a política monetária contracionista necessária para o processo desinflacionário. O Comitê ressalta ainda que a magnitude total do ciclo de flexibilização ao longo do tempo dependerá da evolução da dinâmica inflacionária, em especial dos componentes mais sensíveis à política monetária e à atividade econômica, das expectativas de inflação, em particular as de maior prazo, de suas projeções de inflação, do hiato do produto e do balanço de riscos.”

A decisão de cortar a Selic foi unânime, mas não o percentual, conforme sinalizou o comunicado do BC:

Votaram por uma redução de 0,50 ponto percentual os seguintes membros do Comitê: Roberto de Oliveira Campos Neto (presidente), Ailton de Aquino Santos, Carolina de Assis Barros, Gabriel Muricca Galípolo e Otávio Ribeiro Damaso.  Votaram por uma redução de 0,25 ponto percentual os seguintes membros: Diogo Abry Guillen, Fernanda Magalhães Rumenos Guardado, Maurício Costa de Moura e Renato Dias de Brito Gomes. 

Leia mais em nota.




Siga-nos no Twitter!