Letras de Câmbio são títulos emitidos especificamente por instituições financeiras. Tem como característica possuir como lastro uma transação comercial. Quando é feita uma compra de uma LC, empresta-se dinheiro a alguma sociedade de crédito, de investimento ou de financiamento em troca de remuneração via juros e correção monetária.
Esse tipo de investimento é indicado a investidores com perfil conservador, que priorizam segurança em seus investimentos e têm como objetivo a proteção do seu patrimônio e que buscam rentabilidade acima da poupança e dos títulos públicos, num horizonte de médio e longo prazo. A LC também pode lograr níveis de rentabilidade acima do CDI. O baixo risco se traduz na garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FCG) de até R$ 250 mil do total de créditos elegíveis contra o emissor.
Investimento mínimo inicial: R$20.000,00
A alíquota de imposto para esse tipo de aplicação opera de forma regressiva – diminuindo conforme aumenta o tempo de aplicação. Confira abaixo como são distribuídas as bandas de cobrança:
Vantagens: Liquidez diária, oferecida por alguns emissores em detrimento da rentabilidade. | Custos: Sem cobrança de taxa de custódia. |