A economia brasileira avançou 2,5% no primeiro trimestre de 2024, ante o mesmo período do ano passado, segundo dados revelados nesta terça-feira (4) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A variação corresponde ao menor avanço em relação aos últimos três trimestres na mesma base de comparação. Já em relação ao último trimestre de 2023, quando a economia nacional ficou estagnada, o PIB (Produto Interno Bruto) cresceu 0,8%.
No acumulado dos últimos 12 meses, a alta do PIB foi de 2,5%. A variação no período compreendido entre abril e 2023 e março de 2024 é a menor desde o segundo trimestre de 2021, quando a economia saltou 2,4%. As bases de comparação consideram iguais períodos dos anos anteriores.
Expectativas sinalizam que a economia crescerá cerca de 2% em 2024. Os dados mais recentes do Boletim Focus, que analisa as expectativas do mercado financeiro, apontam para o avanço de 2,05% da economia nacional neste ano. Já o último relatório do BC (Banco Central) prevê alta de 1,9% do PIB.
Fonte | Leia mais no Uol